março 22, 2012

Enquanto isso na terra do Samba... CDs de Gospel e Sertanejo são os mais vendidos!..



Os CDs mais vendidos nas lojas pelo território nacional se concentram nos dois gêneros, representados pelo padre Marcelo Rossi e por Paula Fernandes.

Com o compartilhamento e venda de música pela web, venda dos CDs vinha caindo bastante drasticamente nos últimos três anos, até apresentar uma leve alta no ano passado. A venda de DVDs e Blu-ray discs, por outro lado, começou a crescer, já que não é tão prático pegar os filmes pela internet.
Essa “leve alta” não se refere, necessariamente, a um consumo menor de música digital – na verdade, retrata uma outra parcela da população. As vendas foram alavancadas por lançamentos que, até para Paulo Rosa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, foram “muito além do que a gente pode considerar um disco de sucesso”: o Padre Marcelo Rossi ficou em primeiro lugar, e o segundo e terceiro postos ficaram com Paula Fernandes.
O presidente da Sony Music no Brasil (gravadora responsável por Marcelo Rossi) também comentou que considera o mercado físico de CDs e DVDs ainda comporta os fenômenos. Para ele, o público das classes C e D é que entra com força para movimentar o mercado, e o preço – alguns discos custam em torno de R$9,90 – ajuda muito.
Mesmo que Rossi tenha ficado em primeiro, Paula Fernandes fez uma boa diferença no mercado. A Universal Music – que tem os direitos da cantora – puxou a sardinha para si: “Sem a Paula, o crescimento não seria relevante”. Além disso, se Paula não ficou em “primeiro” nos CDs, ficou na lista dos DVDs mais vendidos.
Para os membros da ABPD, esse crescimento foi impulsionado não só por um ou outro artista, mas pela quantidade de discos importados e de shows que aconteceram. Com os shows, o público quer levar um “souvenir” pra casa, e acaba procurando o DVD da banda – seja da apresentação em que o fã esteve presente, ou não.
Esse aumento é bem vindo para movimentar a indústria musical – e atualizá-la, fazê-la crescer. Mas, infelizmente, esse aparente crescimento do ano passado não leva em consideração a presença da iTunes Store em páginas brazucas – como a loja virtual só começou a funcionar oficialmente no fim do ano passado, vai entrar nas contas só do próximo ano.

Nenhum comentário: